Dia dos povos índigenas

15:07 casainacianadajuventude 0 Comments


“O nosso direito ao território é um direito sagrado e não recuaremos um palmo de terra retomada. Somos povos originários desta Terra e exigimos respeito!”

            Respeito, demarcação, valorização.
            Celebrar o dia dos povos indígenas é defender a vida, a terra e as culturas. É fortalecer a luta e a resistência pela garantia dos territórios, pelo combate ao racismo, à intolerância, à criminalização e à repressão contra os povos originários desta terra.
            Papa Francisco, no encontro com povos indígenas do Peru, Bolívia e Brasil, em janeiro de 2018, afirmou que a presença dos povos originários “nos recorda que não podemos dispor dos bens comuns ao ritmo da ganância e do consumo”. As culturas dos povos indígenas nos apontam para uma convivência equilibrada e utilização ética e cuidadosa dos bens naturais, uma postura que vai na contramão do atual sistema socioeconômico em que vivemos, pautado na exploração desenfreada da criação.
            Nesse dia 19 de abril, é imprescindível dar visibilidade às lutas dos povos originários, que, no Brasil, vêm vivenciando ameaças sistemáticas aos seus direitos e à sua existência, como a criminalização, repressão e extermínio de lideranças indígenas; a paralisação e desrespeito às demarcações de terras; o desmonte da Fundação Nacional do Índio (Funai) e o corte de orçamentos para a fiscalização e proteção de áreas indígenas.
            Que nos unamos às lutas dos povos indígenas e fortaleçamos seus esforços para a criação de espaços institucionais de respeito, reconhecimento e diálogo; um diálogo, que, segundo o Papa Francisco, seja “intercultural, no qual os povos nativos sejam os principais interlocutores, sobretudo na hora de avançar em grandes projetos que afetem seus espaços”.

“Uma só será a mesa
Terra Mãe será o altar...
Que os males e as fronteiras,
dêem lugar ao pleno amor.”

Para maiores informações sobre os povos indígenas, suas lutas e atuação da Igreja, acessar o site do Conselho Indigenista Missionário: www.cimi.org.br

Respeito, demarcação, valorização.
Celebrar o dia dos povos indígenas é defender a vida, a terra e as culturas!

“A.M.D.G"

0 comentários: