Aconteceu no CIJ: Encontro Articuladores (as) MAGIS Nordeste

07:39 casainacianadajuventude 0 Comments


            O encontro, que aconteceu no Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), entre os dias 5 e 7 de abril, reuniu jovens,  jesuítas, colaboradores e colaboradoras do Programa MAGIS que atuam na região. Participaram do encontro representantes dos núcleos apostólicos Bahia, Paraíba e Pernambuco, Ceará e Piauí.
            Inspirados pelo tema “Avancem para águas mais profundas”, os e as participantes se dedicaram a refletir e a rezar a ação do MAGIS na região nordeste do país. Entre momentos de oração e celebração, partilhas e rodas de conversa, jovens e jesuítas refletiram sobre quais são as águas mais profundas que Jesus pede para as redes serem lançadas.
            O encontro propôs um itinerário que partiu de uma reflexão acerca das diferentes realidades juvenis e seguiu com a identificação dos principais sonhos, apelos e dificuldades que essas realidades interpelam ao MAGIS em cada local.
            Os Espaços, Casa e Centro MAGIS apresentaram, ainda, as ações prioritárias e as redes locais construídas, o que ajudou na percepção da atuação do Programa em cada Núcleo Apostólico. A ampliação do acesso aos Exercícios Espirituais, a manutenção de agendas plurais, com foco na formação do e da jovem, e a realização de várias iniciativas de voluntariado jovem foram apontadas como as principais potencialidades da região.
            Diante de muitos desafios e com o desejo de atender aos apelos despertados antes e durante o encontro, a seguintes ações foram apontadas como prioridade: A animação do eixo vocações; a ampliação da articulação junto às demais obras da Companhia de Jesus e junto à Igreja local; e a realização de ações que gerem processos contínuos, no sentido da formação integral dos e das jovens.
            Para os e as participantes, o encontro fortaleceu a unidade da missão, animou a ação em rede, ampliou as perspectivas de atuação e apontou questões importantes, que precisam ser aprofundadas e refletidas localmente.
            Além das prioridades apontadas, os articuladores e articuladoras irão organizar os Encontros Magis em cada Núcleo Apostólico, que devem acontecer até o final desse ano e têm o objetivo de animar a ação do MAGIS e construir e fortalecer as redes e parcerias em cada núcleo.







           

“A.M.D.G"

0 comentários: