Centro MAGIS Inaciano da Juventude realizou o primeiro módulo do CAP

07:24 casainacianadajuventude 0 Comments



“Esse primeiro módulo foi uma experiência muito boa. É um grupo grande e interessado, e eu tenho esperança que as outras etapas também sejam bastante frutuosas”.
Padre Emanuel Araújo, SJ


                O Curso de Capacitação para Acompanhantes e Orientadores (as) Espirituais – CAP (em quatro módulos em 2019) foi pensado para ajudar as pessoas a se capacitarem melhor para a orientação e o acompanhamento dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.
                Para a equipe que coordena o CAP no Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), a crescente demanda por Exercícios Espirituais entre os e as jovens é muito animadora. Somente em 2018, através do MAGIS Brasil, programa da Companhia de Jesus que articula e realiza o trabalho junto às juventudes em nosso país, mais de mil jovens vivenciaram os Exercícios Espirituais em diferentes modalidades.
                A missão junto às juventudes interpela a um cuidado especial com a orientação e acompanhamento espiritual e vocacional desse público, tendo em vista uma relação fecunda de colaboração, amizade e apoio, à luz de Jesus Cristo. É grande o desafio de ajudar aos e às jovens a encontrarem sentido para a própria existência, favorecendo seu amadurecimento humano em todas as dimensões.
                Segundo o Padre Emanuel Araújo, SJ, facilitador do primeiro módulo, “no  CIJ, está sendo feita uma modalidade que chamamos CAP itinerante, realizado em etapas, pensado para ser realizado aos finais de semana ou feriados, nos diversos locais do país, onde as pessoas estão procurando crescer e aprofundar essa arte de acompanhar os Exercícios Espirituais”.
                O facilitador apresentou que, no primeiro módulo, “é feita uma aproximação da experiência vivida por Santo Inácio, que deu origem aos Exercícios Espirituais, depois tratamos de alguns elementos fundamentais dos EEs, como as Anotações e as Adições; por fim, abordamos o Princípio e Fundamento, deixando as portas já abertas para, na próxima etapa, começarmos a partir da primeira semana dos Exercícios e, passo a passo,  seguir o processo até que todo o itinerário do Exercícios Espirituais tenha sido aprofundado pelo grupo”.

                Cáilla Belfort, religiosa da congregação das Irmãs Servas Pobres de Jesus Cristo, partilhou que “todo o conteúdo trabalhado e vivenciado ajuda em nossa caminhada de acompanhamento junto às juventudes e colabora, sobretudo, para entender esse caminho espiritual que Santo Inácio deixou como uma grande riqueza para nós.” Para a religiosa, essa formação “ajuda tanto pessoalmente, em nossa experiência de vida, em nossa relação com Deus e com o mundo, quanto fortalece nossa prática de acompanhante de jovens, fornecendo ferramentas para aprimorar esse serviço.”
          O grupo participante do CAP é composto por jovens colaboradores (as) do CIJ, religiosos e religiosas de diversas congregações, representantes da CRB, leigos e leigas ligados à Paróquia Cristo Rei, à CVX e ao Serviço Inaciano de Espiritualidade – SIES. Os próximos três módulos acontecerão em junho, setembro e novembro, respectivamente.

“A.M.D.G"

0 comentários: