Espiritualidade: Exercícios Espirituais Para Jovens aconteceu no "Mosteiro dos Jesúitas", em Baturité, CE

09:53 casainacianadajuventude 0 Comments


        
            
Entre os dias 02 a 04 de novembro, no “Mosteiro dos Jesuítas”, em Baturité, CE, cerca de quarenta jovens fizeram uma experiência de oração pessoal a partir dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, cujo intuito é ajudar aos (às) a tomarem consciência de si, a encontrar Deus em sua história e a assumir o Seu chamado para o seguimento de Jesus Cristo.
            Para ajudar aos (às) jovens no aprofundamento de sua espiritualidade, foram criados os Exercícios Espirituais Para Jovens (EEJs). Organizados em cinco etapas, os EEJ visam possibilitar aos (às) jovens uma experiência pessoal de oração, de forma profunda e dinâmica, onde os (as) participantes são convidados (as) a se abrirem para o envolvimento com o Projeto de Deus, através do amor e do serviço aos irmãos e irmãs.
            A equipe de conteúdo e acompanhamento espiritual do retiro foi compartilhada entre jesuítas e as irmãs das Congregação Filha de Jesus e Irmãs do Cenáculo, movimentos SIES e CVX, além de jovens do CIJ. As etapas de oração dessa edição corresponderam à primeira a quarta etapa dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, que foram vivenciados pelos os/as jovens a partir de uma metodologia pensada especificamente para essa faixa etária, com o intuito de possibilitar uma plena experiência de oração e silêncio.
        Para a jovem Tais Lima, de Teresina, PI, ”o retiro foi maravilhoso, uma experiência profunda de encontro com Deus, onde a partir da oração, contemplação, pude refletir sobre minha vida, minha caminhada como cristã e a minha missão no mundo. Os Exercícios Espirituais foi algo muito tocante para mim, pois eu sentia que precisava silenciar para ouvir o que Deus tinha a falar, principalmente nesse momento conturbado que estamos vivendo, com tantos acontecimentos, quer dizer, eu precisava silenciar a minha voz exterior para a voz interior poder falar através da oração, essa voz vinda de Deus para o meu coração. A importância dos EE é essa relação intima que criamos com Deus, pois a partir dessa relação nos conhecemos melhor, passamos a ter uma relação melhor com nós mesmos e com os demais, é deixar ser conduzido pelo seu amor.
        Já Moises Lira, de Fortaleza, CE, partilhou que “O retiro com a temática dos exercícios espirituais de santo Inácio foi uma experiência única e que sempre se renova, nunca fazemos as mesmas reflexões ou somos tocados de maneira igual duas vezes. Para mim foi um momento de discernimento e introspecção pessoal para que pudesse me doar para os demais, acredito que ao menos uma vez na vida qualquer pessoa deveria experimentar esse sentimento
            Todo ano o CIJ realiza pelo menos duas edições do exercícios espirituais para jovens, sempre em semestres distintos, fique atento/a na nossa programação em nossas redes sociais para os próximos retiros e atividades de espiritualidade.












“A.M.D.G"

0 comentários: