Aconteceu no CIJ: Dia Mundial de Oração Pelo Cuidado da Criação.

11:51 casainacianadajuventude 0 Comments




A exortação Evangelii gaudium, como diz o próprio Papa Francisco, "foi escrita aos membros da Igreja, a fim de nos mobilizar para um processo  de transformação missionária ainda pendente, assim, é necessário pensar,  refletir e agir perante as contradições socioambientais".

Este ano, no Centro MAGIS Inaciano da Juventude, além de um momento de oração, foi proposto uma inserção e um gesto concreto na comunidade indígena dos Tapebas, na região metropolitana de Fortaleza. Nas margens do rio Ceará, os e as participantes fizeram uma coleta de resíduos sólidos, além de conhecer um pouco mais da realidade da comunidade.

O jovem Assis Filho partilhou que "o sentimento do dia ficou marcado pela desolação de ver, em meio ao dito desenvolvimento e progresso do século XXI, a profunda e cadavez mais forte mercantilização da água, o que gera mais exclusão social e econômica; além da dívida social para com as 'periferias socioambientais',  que tem aumentado cotidianamente".O jovem partilhou ainda que, em sua oração pessoal, rezou a "questão da água, pois ficou muito forte o problema do acesso e a poluição na comunidade que visitamos, mas também na Grande Fortaleza, com seus córregos poluídos, escondidos pelo processo de canalização e os rios como Ceará e Cocó mal preservados".

O dia mundial de oração pelo cuidado da criação é celebrado anualmente, no dia primeiro de setembro. Foi instituído pelo Papa Francisco em 2015. Segundo o ponífice, "o objetivo do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação é proporcionar aos fiéis e às comunidades eclesiais a preciosa oportunidade para renovar a adesão pessoal à própria vocação de guardião da criação; esta data é uma ocasião para elevarmos a Deus um hino de ação de graças pela sua obra maravilhosa que confiou aos nossos cuidados, invocando a sua ajuda para a proteção da criação e a sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos”.











“A.M.D.G"

0 comentários: